VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE PREDESTINAÇÃO E LIVRE ARBÍTRIO
Pr. Gilson Soares dos Santos
É comum em minhas aulas de Teologia
Sistemática, e em conversas com estudiosos de Teologia, ser cobrado sobre uma
lista de versículos que sustentem a doutrina calvinista da predestinação.
Também sou interrogado sobre quais bases de versículos bíblicos os arminianos
tentam firmar a doutrina do livre-arbítrio.
Elaborei
aqui uma pequena lista de versículos usados pelos calvinistas para sustentar a
doutrina da predestinação. Também elaborei uma pequena lista de versículos que
os arminianos usam para basear a doutrina do livre arbítrio. Não comentarei os
versículos, apenas, se preciso, introduzirei o que os calvinistas ou arminianos
querem dizer ao fazer uso dos mesmos.
Quero
lembrar que cada vez que você vier ler esta lista de versículos, ela vai estar
maior, pois estarei introduzindo novos versículos tanto na linha calvinista
quanto na linha arminiana.
VERSÍCULOS
CALVINISTAS SOBRE A PREDESTINAÇÃO
28
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,
daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porquanto aos que de
antemão conheceu, também os predestinou
para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de ele seja o primogênito
entre muitos irmãos. 30 E aos que
predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também
justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
18 Não
falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura
“Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar”.
48 Os
gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e
creram todos os que haviam sido
destinados para a vida eterna.
4 assim
como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e
irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a
adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua
vontade.
9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme sua própria determinação e
graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes
dos tempos eternos.
II
TESSALONICENSES 2.13,14
13
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo
Senhor, porque Deus vos escolheu desde o
princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,
14 para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a
glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
39 E a
vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último
dia.
27 E
ele enviará os anjos e reunirá os seus
escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do
céu.
5
Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. 6 E, se é pela graça, já
não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. 7 Que diremos, pois? O
que Israel busca, isso não conseguiu; mas a
eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, 8 como está escrito: Deus
lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não
ouvir; até ao dia de hoje. 9 E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e
armadilha, em tropeço e punição; 10 escureçam-se-lhes os olhos, para que não
vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.
12
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus,
santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de
mansidão, de longanimidade.
2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito,
para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam
multiplicadas.
14
Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos
senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
14
Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.
24
porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas operando grandes sinais e
prodígios para enganar, se possível, os próprios
eleitos.
31 E
ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os
seus escolhidos, dos quatro ventos,
de uma a outra extremidade dos céus.
34
então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai!
Entrai na posse do reino que vos está
preparado desde a fundação do mundo.
1 Ele
vos deu vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados, 2 nos quais
andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das
potestades do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3
entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da
nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por
natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em
misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos
em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos.
6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares
celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema
riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela
graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não
de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em
Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que
andássemos nelas.
OBSERVAÇÃO:
A
compreensão desse texto é a seguinte: Todos estão mortos espiritualmente. Um
morto não tem capacidade de crer nem aceitar nada. Todos estão mortos. O Senhor
vivifica aqueles que ele escolhe, pela regeneração, e essas pessoas podem então
crer. A fé que faz com que eles creiam é um dom de Deus. Se ele escolheu e
vivificou muitos, mas não fez isto com todos, então isso é eleição.
11 E
ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para
que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por
aquele que chama), 12 já for adito ela: ‘o mais velho será servo do mais moço’.
13 Como está escrito: ‘Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.’ 14 Que diremos,
pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! 15 Pois ele diz a Moisés:
‘Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de
quem me aprouver ter compaixão.
16
Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua
misericórdia. 17 Porque a Escritura diz a Faraó: ‘Para isto mesmo te levantei,
para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a
terra.’
18
Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.
19 Tu,
porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu a sua
vontade? 20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o
objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro
direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro,
para desonra? 22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a
conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira,
preparados para a perdição, 23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas
da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, 24
os quais somos nós, a quem chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre
os gentios?.
10
Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a
respeito das parábolas. 11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer
o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de
parábolas, 12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não
entendam; para que não venham a converter-se,
e haja perdão para eles.
OBSERVAÇÃO:
Para
o calvinismo este é um versículo claro de que muitos são predestinados a não
entender, não crer e não se converter.
24 Respondeu-lhes:
Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.
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VERSÍCULOS
ARMINIANOS SOBRE O LIVRE ARBÍTRIO
9 Não
retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário,
ele é longânimo para convosco, não
querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
OBSERVAÇÃO:
Os
calvinistas não aceitam este versículo usado pelos arminianos, pois, segundo o
calvinismo, Pedro está escrevendo para pessoas eleitas, pois ele usa a palavra “convosco”.
Ele estava escrevendo para salvos.
4 o
qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da
verdade. 6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos; testemunho que se
deve prestar em tempos oportunos.
2 e ele
é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas
ainda pelos do mundo inteiro.
16
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para
que todo o que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna.
37
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram
enviados! Quantas vezes quis eu
reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo de suas
asas, e vós não quisestes!
OBSERVAÇÃO:
Para
a linha arminiana o querer do homem se sobressai em relação ao querer de Deus,
ou seja, Deus quer salvar, mas o homem não quer, prevalece o querer do homem.
11
Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora
a todos os homens, 12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as
paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente.
10 Por
isso, irmãos, procurai, com diligência
cada vez maior, confirmar a vossa eleição; porquanto, procedendo assim, não
tropeçareis em algum tempo. 11 Pois desta maneira é que vos será amplamente
suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
24
Então, disse Jesus a seus discípulos: Se
alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
9
vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos,
Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi corado de glória e de honra, para
que, pela graça de Deus, provasse a
morte por todo homem.
OBSERVAÇÃO:
Mais
uma vez, os arminianos insistem que Jesus morreu por todo homem.
14 Pois
o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.
40 De
fato, a vontade de meu Pai é que todo
homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei
no último dia.
40
Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.
51
Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo,
assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.
OBSERVAÇÃO:
Para
os arminianos uma das maiores provas de que o homem tem livre arbítrio é que
ele pode resistir ao Espírito Santo, ou seja, o Espírito quer convencê-lo do
pecado, da justiça e do juízo, mas o homem não o quer. Na linha arminiana o
querer do homem prevalece sobre o querer do Espírito.
13
Aquele, porém, que perseverar até o fim,
esse será salvo.
OBSERVAÇÃO:
Na
concepção arminiana, a perseverança cabe ao homem. Se ele quiser perseverar,
persevera. Se ele quiser se desviar, se desvia. Para o arminianismo isto faz parte
do livre arbítrio.
15
Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei,
hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam
dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha
casa serviremos ao Senhor.
17 O
Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve diga: Vem! Aquele que tem sede
venha, e quem quiser receba de graça
da água da vida.
14
Assim, pois, não é da vontade de vosso
Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.
19 É na vossa perseverança que ganhareis a
vossa alma.
16 Tem
cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera
nestas coisas; porque, fazendo isto, te
salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
12 Se perseveramos, com ele também reinaremos.
Se o negarmos, também ele nos negará.
OBSERVAÇÃO:
Os
arminianos crêem que o salvo pode perder sua salvação. Somente por meio da
perseverança ele a assegurará, mas, por causa do livre arbítrio, ele pode
perdê-la.