O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

6 de junho de 2012

O que Significa a Palavra "Selá" nos Salmos da Bíblia?



O PASTOR GILSON RESPONDE: O QUE SIGNIFICA A PALAVRA “SELÁ” ENCONTRADA NOS SALMOS?

Rev. Gilson Soares dos Santos

PERGUNTA

No livro dos salmos encontramos uma palavrinha que vem entre colchetes ou parênteses, a palavra é “selá”. Gostaria de saber o que essa palavra significa e por que ela não é lida nas igrejas quando são feitas as leituras dos salmos?

RESPOSTA

De fato, a palavra selá é encontrada setenta e uma vezes nos salmos e também em Habacuque 3.9,13. São poucas as explicações encontradas para essa palavra. O dicionário John Davis diz o seguinte:

“SELÁ. Elevação.
Palavra que se encontra setenta e uma vezes nos salmos e também em Hc 3.9,13. Stainer oferece seis opiniões distintas quanto ao sentido: (1) pausa; (2) repetição semelhante a da capo; (3) final de uma estrofe; (4) toque com força (fortíssimo); (5) curvatura do corpo em sinal de obediência; e (6) repetição da sinfonia (ritornello). Provavelmente significa uma pausa da orquestra ou mudança de piano para forte.”[1]
Por sua vez, o Dicionário Bíblico Wycliffe traz a sucinta explicação:

SELÁ. Uma anotação musical (Heb. Sela). Encontrada principalmente nos Salmos, denotando uma pausa proposital no cântico dos Salmos, ou acompanhamento instrumental.”[2]


A razão para que esta palavra não seja lida, durante as leituras dos salmos, é que ela é apenas um termo usado para orientar, servia apenas de orientação. É claro que hoje ninguém se orienta por este termo, até porque muitos o desconhecem. Algumas versões da Bíblia retiraram o termo "selá" dos salmos. Acho que importante que seja mantido, porém não deve ser lido.

Continue enviando sua pergunta para o email pergunteaopastorgilson@gmail.com

Deus abençoe a todos.




[1] DAVIS. John D., Dicionário da Bíblia. 22 Ed. Rio de Janeiro: HAGNOS/JUERP.  2000. p. 548.

[2] PFEIFFER. Charles F., HOWARD. F. Vos, REA. John, Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD. 2006. p. 1786.