O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

23 de abril de 2012

É Possível Ser Crente em Casa?


O ABANDONO DA COMUNHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES

Rev. Gilson  Soares dos Santos

        Já ouvi muita gente dizer: “Eu não preciso ir à igreja para ser crente”. Outros adotam a seguinte filosofia: “Eu posso ser crente em casa, fazer minhas orações, ler a Bíblia. Não preciso de igreja”. Tornam-se “os crentes em casa”. Será que é possível ser um crente sem ir à igreja?
     As estatísticas revelam que 90% dos que optam por serem crentes em casa têm problemas espirituais tais como: 1 – Não vão à igreja porque detestam alguém que está freqüentando o templo; 2 – Não vão à igreja porque não gostam do pastor; 3 – Não vão à igreja porque têm preguiça; 4 – Não vão à igreja porque detestam a liturgia do culto; 5 – Não vão à igreja porque não conseguem perdoar; 6 – Não vão à igreja porque guardam mágoa, rancor, ressentimentos; 7 – Não vão à igreja porque não querem que o pastor pregue contra seus pecados; 8 – Não vão à igreja para boicotar o ministério da igreja.     
      A pergunta que fica no ar é: Como é que essas pessoas querem chegar ao céu? A Bíblia diz em I Jo 1.7 “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado”. Sem comunhão os pecados não são purificados.
    É claro, existem pessoas que não podem ir assiduamente à igreja por razões justificáveis. Existem muitos que estão doentes ou impossibilitados fisicamente de se deslocarem a um templo. 
    Em casa, o crente está rodeado de tentações para roubar seu tempo de adoração: televisão, computador, internet, telefone tocando, crianças gritando, visitas chegando, a comida cheirando, etc. A igreja, o templo, é o melhor lugar para buscar a Deus em oração.
     A convocação está feita: Frequente a igreja!