O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

10 de fevereiro de 2017

A relação entre a 9ª Sinfonia de Beethoven e o Hino 70 dos Salmos e Hinos


A RELAÇÃO ENTRE A 9ª SINFONIA DE BEETHOVEN E O HINO 70 DOS SALMOS E HINOS

Pr. Gilson Soares dos Santos

Muita gente não sabe, mas o hino 70 dos Salmos e Hinos, o Hinário Oficial dos Protestantes Congregacionais, traz o 4º Movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven.

O hino de Beethoven tem versões portuguesas em várias igrejas protestantes, por exemplo, no Hinário Luterano, no Cantor Cristão, nos Salmos e Hinos, e em outros.

Veja algumas informações sobre o Hino 70 do “Hinário Salmos e Hinos”, encontradas em “Salmos e Hinos com Músicas Sacras”, compiladas e adaptadas por João Gomes da Rocha:

Tuas Obras Te Coroam
Henry Van Dyke (1907)
Adapt.: Isaac Nicolau Salum, 1940
Arranjo do quarto movimento da Nona Sinfonia (Coral) 1826
De Ludwig Van Beethoven (1770-1827)[1]
(Grifo nosso)

Se você quiser cantar o Hino 70 dos Salmos e Hinos, e tocá-lo em cifras simples, então é só ver o vídeo a seguir. Nele você tem: Letra (legenda), Melodia (voz), Instrumental (violão) e Cifras (bem simples para violão).

Já é um começo. Deus abençoe a todos.





[1]  ROCHA, João Gomes da. Salmos e Hinos com Músicas Sacras. 5 Ed. São Paulo: Candeia. 2003. P.107.