O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

11 de setembro de 2012

Mulher Pode Ser Pastora?



MULHER PODE SER PASTORA?

Hoje tem se tornado comum mulheres sendo consagradas ao ministério pastoral.  Não são poucas as mulheres que se destacaram como pregadoras, e até cantoras, e adquiriram o título. Hoje são chamadas pastoras. Porém, biblicamente falando, mulher pode ser ordenada ao ministério pastoral? Mulher pode ser pastora? Será que as mulheres que aceitam a ordenação feminina têm, de fato, uma exegese sobre o assunto? Será que os pastores que impõem as mãos e ordenam mulheres ao sagrado ministério têm uma exegese sobre tal prática?
De um lado, temos os igualitaristas afirmando que Deus criou homens e mulheres iguais, a submissão da mulher ao homem é proveniente do castigo divino, em virtude da queda. Mas em Cristo, segundo os igualitaristas, não há mais diferença, homem e mulher voltam a ser iguais, a subordinação é removida.
Por outro lado, os diferencialistas ensinam que a diferença entre homem e mulher vem desde a criação e, portanto, antes da queda. Deus estabeleceu papéis distintos para o homem e a mulher. A diferença entre ambos não é removida, pois é complementar, isto é, eles se complementam nesta diferença.
O tema é, de fato, controverso. Mas a Bíblia Sagrada é clara quando a este assunto. Para que o (a) amado (a) leitor (a) deste blog tenha uma compreensão melhor sobre o assunto, tendo uma exegese bem mais profunda, estou postando aqui um link que o (a) levará a um artigo do Rev. Augustus Nicodemus, que trata do tema com a seriedade bíblica.

Um Grande Abraço,

Pr. Gilson Soares dos Santos

Para acessar o link clique no tema abaixo: