O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Rodrigues, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

17 de abril de 2012

A Ordo Salutis (Ordem da Salvação) Segundo o Conceito Arminiano


Rev. Gilson Soares dos Santos

     A salvação tem uma ordem? Melhor dizendo, para que alguém chegue à salvação existe um caminho a ser trilhado? Ou será que não há regras nem ordem para se chegar à salvação? Uma coisa sabemos: fora de Cristo não há salvação, porém a ordem para se chegar à salvação, ou seja, a ordo salutis, estudaremos agora, vendo o entendimento das diversas correntes teológicas a respeito do assunto.

I – DEFININDO O TERMO

     Primeiro, vamos definir este termo dentro da teologia:

1.1 – Ordo salutis: É o processo pelo qual a obra da salvação é concretizada nos corações e vida dos pecadores.

1.2 – O criador do termo: O termo “ordo salutis” ou “ordem da salvação” foi criado por Jacob Karpov (teologia luterano) em 1737.

II - A ORDO SALUTIS (ORDEM DA SALVAÇÃO) SEGUNDO O CONCEITO ARMINIANO

     Para a linha arminiana, a ordem da salvação obedece os seguintes passos:

a) Vocação: É a chamada geral. Deus chama a todos e deseja a todos salvar.

b) Fé e Conversão: Para os arminianos, parte do próprio homem. O homem pecador, na sua natureza velha, pode, segundo os arminianos, crer e se converter. Para eles, a fé e a conversão vêm antes da regeneração. A fé, nesse sentido, é um ato humano, gerado pela própria pessoa. Para eles, a fé é a causa básica da salvação é a condição estabelecida por Deus para que o homem possa ser salvo e isto parte do próprio homem.

c) Justificação: Depois que o homem crê, pela fé, ele é justificado.

d) Adoção: Agora, Deus o adota como filho.

e) Perseverança: Depende de cada um. Segundo os arminianos, o homem tem livre arbítrio para permanecer firme  ou cair da graça. É como a santificação. Cada um santifique-se a si mesmo, segundo seu livre arbítrio.

f) Glorificação: É a eternidade com Cristo.

OBSERVAÇÃO: Na próxima postagem, colocaremos aqui o pensamento dos diversos teólogos sobre a ordem da salvação.