O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

5 de agosto de 2012

Penso, Logo Essa Igreja Existe!



PENSO, LOGO ESSA IGREJA EXISTE!

Pr. Gilson Soares dos Santos

Certa vez um grego disse: “O pensamento é o passeio da alma”.  Um filósofo argumentou que “Pensar é a maneira pela qual sair de si e entrar em si  são uma só e a mesma coisa”.

Sendo assim, eu queria pensar um pouco...

Pensar na igreja brasileira sem misticismo, sem experiências místicas, nem tampouco “mistérios” que a própria Bíblia desconhece.

Pensar na igreja brasileira tirando os óculos do racionalismo, do hipercalvinismo, do arminianismo, da teologia liberal, e enxergando o valor de cada alma que o pai atrai para si. Lendo a Bíblia sem as lentes de uma confessionalidade que não é bíblica.

Pensar na igreja brasileira experimentando um reavivamento como aconteceu com George Whitefield, John Wesley, Jonhathan Edwards.

Pensar numa igreja que cresce para cima e em profundidade.  Não numa igreja que cresce para os lados, superficial, rasa, imatura, mundana.

Pensar numa igreja que, ao invés de ficar somente polindo a moeda que está nas mãos, vai atrás daquela que se perdeu.

Pensar numa igreja onde os líderes deixem de fazer apelos sentimentalistas e permitam a ação soberana do Espírito Santo de Deus.

Pensar numa igreja que trabalhe debaixo da unção do Espírito, gastando mais tempo em oração.  Uma igreja que não se contente com migalhas, pois é ciente de que os celeiros de Deus estão transbordando.

Alguém já disse que “Pensar é suspender o julgamento”.  Por isso apenas penso, não faço juízo, não julgo, não condeno, somente penso.  E é esse pensamento que me leva a oração.

Que o Altíssimo reavive sua igreja, que o fogo de pentecostes continue aceso em nossos corações.



P.S.: "Cogito, Ergo Sum!", ou seja, Penso, Logo Existo! Frase que imortalizou-se através do filósofo René Descartes (lê-se Dêcarte, pois é francês), mas que hoje sabemos que Descartes reproduziu Agostinho em seu "cogito". 

Se quiser saber mais sobre o Cogito em Agostinho CLIQUE AQUI