O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

19 de agosto de 2012

Robert Kalley: Pioneiro do Protestantismo Missionário na Europa e nas Américas


Hoje, 19 de Agosto de 2012, o congregacionalismo brasileiro faz 157 anos. Em 10 de maio de 1855, chegava ao Rio de Janeiro o vapor Great Western da mala real inglesa. Nele vinham, entre outros passageiros, o Dr. Robert Reid Kalley e sua esposa, D. Sarah P. Kalley, para iniciarem nessa terra um trabalho que duraria 21 anos e 57 dias. O Rio de janeiro de 1855 era uma cidade com cerca de 300 mil habitantes. Haviam cerca de 50 igrejas e capelas espalhadas pela cidade. A religião do império era a católica. 

Em 19 de Agosto daquele mesmo ano (1855), através da realização de uma Escola Dominical, tem início em solo brasileiro a Igreja Evangélica Congregacional, que receberia essa denominação tempos depois.

Parabenizamos a todos os congregacionais do Brasil, pois a Igreja Congregacional é, e sempre será, pela graça de Deus, uma denominação comprometida com As Sagradas Escrituras, fiel ao Senhor Jesus Cristo. 

Quero encaminhá-lo (a), querido leitor (a), a um artigo, de autoria de Alderi Souza de Matos, que conta um pouco a História de Robert Reid Kalley, o fundador da Igreja Congregacional no Brasil. Clique no link abaixo e leia este excelente artigo.

Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo que tem abençoado o trabalho congregacional em solo brasileiro!

Pr. Gilson Soares dos Santos