O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

8 de março de 2017

Senhor, transforma-me numa mulher com uma fé que move montanhas


SENHOR, TRANSFORMA-ME NUMA MULHER COM UMA FÉ QUE MOVE MONTANHAS

Pr. Gilson Soares dos Santos

Hoje é Dia Internacional da Mulher, 08 de Março. Para homenageá-las quero transcrever aqui um texto do Livro “O Poder da Mulher que Ora”, de Stormie Omartian, da Editora Mundo Cristão, que fala sobre uma mulher de fé.

Feliz Dia Internacional da Mulher! Aproveitem o texto:

_______________________________________________

Senhor, transforma-me numa mulher com uma fé que move montanhas

Em meu aniversário de dez anos ganhei uma corrente de ouro delicada com um pendente que era uma pequena bola de vidro. Dentro da bola havia um minúsculo grão de mostarda. Na época eu pensei: Por que alguém se daria o trabalho de colocar lá dentro uma semente tão pequena que mal se pode enxergar? Obviamente não entendi o espírito da coisa.

Foi só algum tempo depois que aprendi o significado daquele pequeno grão. Jesus disse: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mt 17:20). Desde então pensei muito sobre quanto era pequeno aquele grão. Se a fé necessária para mover montanhas só precisa ser daquele tamanho, então certamente posso conseguir ter fé suficiente para mover os obstáculos de minha vida.

Deus toma o grão minúsculo de fé que temos e o faz crescer, tornando-o grande quando agimos pela fé. A Bíblia diz que Deus repartiu a cada um uma medida da fé (Rm 12:3). Já temos alguma fé para começar. Quando damos um passo por essa fé, Deus aumenta nossa fé. Em outras palavras, agir pela fé gera mais fé.

Quer se dê conta, quer não, você está vivendo pela fé todos os dias. Cada vez que você vai ao médico, confia que ele fará o que é certo. Quando você compra um remédio na farmácia, acredita que ele terá o efeito desejado. Quando você vai a um restaurante, crê que não vão envenená-la. (Alguns restaurantes requerem mais fé do que outros.) Não será mais fácil e mais certo confiar em Deus?

Não fazemos ideia das grandes coisas que Deus quer fazer por nosso intermédio se dermos um passo de fé quando ele nos pede para fazê-lo. E por isso que ele permite que passemos por alguns momentos difíceis. Momentos em que nos sentimos fracas e vulneráveis. Ele permite que certas coisas aconteçam para que nos voltemos para ele com toda a nossa atenção. É nesses momentos, quando somos forçadas a orar com maior fé, que ela se fortalece.

Jesus disse: "Faça-se-vos conforme a vossa fé" (Mt 9:29). Dependendo do tipo de fé que você tem, essa ideia pode ser assustadora. No entanto, há coisas que podemos fazer para aumentar a fé, como ler a Palavra de Deus. A fé vem quando simplesmente ouvimos a Palavra (Rm 10:17). Quando você tomar as promessas e verdades da Palavra de Deus e declará-las em voz alta, sentirá sua fé aumentando.

Orar também aumenta nossa fé, pois pela oração estendemos nossa mão e tocamos Deus. Em certo momento, uma mulher estendeu a mão para o Senhor, crendo que "se apenas lhe [tocasse] a veste" seria curada (Mt 9:20-22). Toda vez que estendemos a mão para Deus em oração, nossa vida é curada de alguma forma e nossa fé é aumentada.

A cada dia, torna-se mais essencial que tenhamos fé. Haverá momentos na vida quando precisaremos do tipo de fé que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, a vitória e a derrota, a vida e a morte. E por isso que pedir por mais fé deve ser uma oração constante. Não importa quanta fé você tenha, Deus pode aumentá-la.

Mesmo quando sua fé parece pequena, você pode ordenar pela fé que as montanhas em sua vida se movam, e Deus fará o impossível. Você pode orar para que as partes deficientes de sua vida sejam curadas, e Deus vai restaurá-las. Você pode pedir a Deus que aumente sua fé e lhe dê ousadia para agir por essa fé, e ele o fará.

De qual promessa de Deus você gostaria de apropriar para si pela fé neste instante? Que oração você gostaria de fazer com ousadia pela fé e ver respondida? O que você gostaria de ver realizado em sua vida ou na vida de alguém que você conhece e que iria requerer uma oração com grande fé? Peça a Deus para tomar esse grão que você tem e fazê-lo crescer, transformando-o em uma árvore gigante de fé para que você possa ver essas coisas acontecer.

Minha Oração a Deus

Senhor,

Aumenta minha fé. Ensina -me a andar pela fé e não pelo que vejo (2 Co 5:7). Dá-me forças para manter-me firme em tuas promessas e crer em cada uma de tuas palavras. Não quero ser como o povo que ouviu a palavra, mas nada aproveitou dela, pois não foi acompanhada pela fé (Hb 4:2). Sei que "a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo" (Rm 10:17). Faze minha fé crescer cada vez que ouço ou leio tua Palavra. Ajuda-me a crer para que tuas promessas se cumpram em mim. Peço-te que uma vez confirmado o valor de minha fé, "muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra" a ti, Senhor (1 Pe 1:7).

Sei que "a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" (Hb 11:1). Sei que fui salva pela graça, mediante a fé, e que isto é um dom de ti (Ef 2:8). Aumenta minha fé para que eu possa orar com poder.Dá-me fé para crer na cura toda vez que oro pelos enfermos. Não quero ver uma necessidade e então não ter fé suficiente para orar e crer na mudança daquela situação.

Ajuda-me a tomar sempre o "escudo da fé" para "apagar todos os dardos inflamados do maligno" (Ef 6:16). Ajuda- me a pedir "com fé, em nada duvidando". Pois sei que "o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento". Sei que aquele que duvida tem um ânimo dobre, é inconstante em seus caminhos e não receberá nada de ti (Tg 1:6-8). Sei que "tudo o que não provém de fé é pecado" (Rm 14:23). Confesso qualquer dúvida que tenho como pecado diante de ti e peço-te que me perdoes. Não quero impedir tua obra em mim e por meu intermédio por causa da dúvida. Aumenta minha fé diariamente para que eu possa mover montanhas em teu nome.