O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

21 de janeiro de 2013

O que as testemunhas de Jeová dizem sobre Jesus Cristo


O QUE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ DIZEM SOBRE JESUS CRISTO
TEXTO BÍBLICO: João 1

Pr. Gilson Soares dos Santos

INTRODUÇÃO

É comum encontrarmos crentes que têm certa simpatia pelas Testemunhas de Jeová, compram suas revistas, seus livros, recebendo os adeptos desta seita em suas casas, e, muitas vezes permitem que a dúvida fique em seus corações e mentes.
            
O que esta seita pensa e ensina a respeito de Jesus?

1 - O Ensino das Testemunhas de Jeová

Para que o estudo tenha autenticidade usaremos trechos dos livros publicados por esta seita herética. E examinaremos o que ensinam sobre Jesus Cristo.

A - O Livro “A Verdade vos tornará livres” diz o seguinte:

“As verdadeiras Escrituras falam do filho de Deus, o Verbo, como ‘um deus’. Ele é um ‘deus poderoso’, mas não é o Deus Todo-Poderoso, que é Jeová”. (A Verdade Vos tornará Livres. P. 48).

B - O Livro “Estará próximo o Reino” diz o seguinte a respeito de Jesus:

“Em outras palavras, ele foi o primeiro ser criado diretamente por Deus Jeová”. (Está próximo o Reino. P. 46).

C - O livro “Poderá viver para sempre o homem na terra”, traz o seguinte comentário a respeito de Jesus Cristo:

“Mas não é Jesus chamado de deus na Bíblia? Poderá perguntar alguém. Isto é verdade. Contudo, Satanás também é chamado de deus... é evidente que Jesus não é o Deus todo-Poderoso”. (Poderá viver o homem para sempre na terra? P. 40).

2 - O Ensino da Bíblia Sagrada

A identidade de nosso Senhor Jesus Cristo está claramente revelada nas Escrituras. A divindade de Jesus Cristo é uma das doutrinas fundamentais do cristianismo e, por causa disso, através dos séculos, tem sido mais atacada do que todas as outras doutrinas cristãs.

Vejamos o que ensina a Bíblia a respeito de Jesus Cristo:

A - Em João 20.28 Tomé reconhece a deidade de Cristo.Veja o que diz o texto:

“Respondeu-lhe [Tomé]: Senhor meu, e Deus meu!” (João 20.28)

B - Em Romanos 9.5 o apóstolo Paulo chama Jesus de Deus Bendito Eternamente. Veja o texto:

“de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus [bendito] eternamente. Amém.” (Romanos 9.5)

C - O Apóstolo Paulo em Tito 2.13 chama Jesus de Grande Deus e Salvador Cristo Jesus. Vejamos o Texto:

“aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso [grande] Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2.13)

D - O escritor aos hebreus nos mostra o Pai dirigindo-se ao Filho e o chamando de Deus. Confira:

“Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, [subsiste] pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino”. (Hebreus 1.8)

E - João em sua Primeira Epístola Capítulo 5, verso 20 diz que Jesus é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Examinemos o texto:

“Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é [verdadeiro]; e nós estamos naquele que é [verdadeiro], isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o [verdadeiro] Deus e a vida eterna” (I João 5.20).

CONCLUSÃO

É bom conferir também os seguintes textos: João 1.10; II Tessalonicenses 2.16; II Pedro 1.1 e Apocalipse 1.7,8. E cortar relacionamentos com os que falsificam a Palavra de Deus.