O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

23 de fevereiro de 2016

Nomes de congregacionais no Dicionário Popular de Teologia, de Millard Erickson

NOMES DE CONGREGACIONAIS NO DICIONÁRIO POPULAR DE TEOLOGIA, DE MILLARD ERICKSON

Pr. Gilson Soares dos Santos

O Dicionário Popular de Teologia, da autoria de Millard Erickson, traz vários nomes de congregacionais. Gostaria de organizar aqui uma lista desses nomes, a fim de nortear possíveis pesquisas de alunos. Lembrando que alguns desses nomes têm posições teológicas duvidosas. Meu objetivo aqui não é julgar a teologia deles, porém, apresentar apenas seus nomes.

CHARLES HAROLD DODD (1884-1973). Ministro congregacional britânico e professor de Novo Testamento em Oxford, Manchester e Cambridge; é conhecido particularmente por seu conceito de escatologia realizada.

CYRUS INGERSON SCOFIELD (1843-1921). Ministro congregacional cujos escritos fizeram muito para popularizar as visões fundamentalista e dispensacionalista, especialmente Manejando bem a Palavra da Verdade e a Bíblia de estudo Scofield.

HORACE BUSHNELL (1802-1876). Teólogo congregacional americano e uma das forças mais influentes na construção do liberalismo norte-americano do século XIX. Expôs a visão da influência moral da expiação.

JONATHAN EDWARDS (1703 1758). Ministro congregacional e um dos principais teólogos do Primeiro Grande Avivamento. Seu pastorado mais importante aconteceu em Northampton, Massachusetts, onde pregou o famoso sermão “Pecadores nas mãos de um Deus irado”. Ele foi presidente da Faculdade de Nova Jersey (Universidade Princeton) apenas algumas semanas antes de sua morte.

JOHN OWEN (1616-1683). Teólogo puritano inglês que enfatizou fortemente a forma congregacional de governo da igreja. Tornou-se um não conformista na década de 1660.

NATHANIEL WILLIAM TAYLOR (1786-1858). Pregador congregacional e teólogo da Universidade Yale, que é visto como o fundador da teologia de New Haven. Modificou o calvinismo, mesclando-o com as ênfases do reavivalismo.

PETER TAYLOR FORSYTH (1848-1921). Teólogo congregacional evangélico inglês.

SOLOMON STODDARD (1643-1729). Pregador congregacional de Northampton, Massachusetts, que exerceu enorme influência sobre o protestantismo na Nova Inglaterra. Avô de Jonathan Edwards.

TIMOTHY DWIGHT (1752-1817). Clérigo, teólogo e educador congregacional. De 1795 até sua morte, foi presidente e professor de teologia na Universidade Yale. Defensor do calvinismo conservador, exerceu influência sobre o Segundo Grande Avivamento. Sua obra principal foi um conjunto de sermões em cinco volumes intitulado Teologia explicada e defendida.

WASHINGTON GLADDEN (1836-1918). Ministro congregacional que muito contribuiu para a popularização da teologia liberal e do evangelho social.

Como eu disse, é uma pequena lista. Pode começar a pesquisar sobre eles.