O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

8 de janeiro de 2013

Cristãobook: uma nova rede social, versão do facebook para evangélicos


CRISTÃOBOOK: UMA NOVA REDE SOCIAL, VERSÃO DO FACEBOOK PARA EVANGÉLICOS

Pr. Gilson Soares dos Santos

Um membro da igreja onde sou pastor, e que está sempre antenado no mundo da net, me informou que havia uma rede social para evangélicos, uma versão do facebook, mas voltado para o público evangélico. Como sou curioso, e também muito plugado nesse mundo virtual, fui procurar a tal rede social. Encontrei: o cristaobook.

O cristaobook é uma rede social semelhante ao facebook, mas com foco no público religioso, é o novo espaço na internet para os brasileiros cristãos. Ela surgiu em março de 2012 e quinze dias depois já contava com mais de 5 mil usuários.

Com uma plataforma igual ao facebook, porém mais organizada. Alguns aplicativos a mais, outros foram substituídos. No cristaobook você não curte, você diz “amem”, mas comenta, compartilha e até “repreende” qualquer postagem que não for compatível para um ambiente cristão. Os amigos são chamados de “irmãos em Cristo” e você recebe até galardão.

O Designer e criador do site é Armando Louder, evangélico carioca, que sentiu a necessidade de um espaço onde pessoas pudessem buscar uma fonte de espiritualidade, um ambiente saudável e organizado para todos os tipos de discussão.

É realmente algo inovador. O cristaobook tem a cara dos evangélicos, é bem melhor que o “multiply”. Mas já podemos ver pessoas criticando, dizendo que os evangélicos querem exclusividade, são separatistas e até acusando os crentes de boicotarem as outras redes sociais.

Não é um boicote, pois os evangélicos continuam no “face”, mas é uma maneira de combater a banalidade, produzindo alguma coisa melhor. Afinal de contas, como diz o apóstolo Paulo, devemos procurar “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama” (Fp 4.8). Como diz Charles Colson “Paulo está nos dizendo que treinemos os nossos gostos para amar as coisas mais elevadas”, e isto inclui as rede sociais que adotamos.

Se formos seletivos, poderemos produzir uma rede social de alta qualidade que nos leve a uma nova dimensão na comunidade virtual.

A princípio gostei do cristaobook, espero que não tenha que vir aqui lamentar que os “crentes” não sabem usar a internet. E quero aproveitar para convidar você, querido leitor, a fazer o seu cadastro no “cristaobook”, através do link abaixo. Estando lá, me procure e adicione, terei o maior prazer em recebê-lo como “irmão em Cristo”.