O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

26 de junho de 2012

Para Onde Vão As Pessoas Que Nunca Ouviram Falar de Jesus? O Ensino da Oportunidade Universal


PARA ONDE VÃO AS PESSOAS QUE NUNCA OUVIRAM FALAR DE JESUS? O ENSINO DA OPORTUNIDADE UNIVERSAL ANTES DA MORTE

Pr. Gilson Soares dos Santos

No decorrer da história da igreja, intensos debates foram travados sobre o destino das pessoas que nunca foram evangelizadas. A situação atualmente não é diferente. As perguntas envolvendo o tema ainda persistem: uma pessoa que nunca ouviu falar do evangelho de Cristo está salva? Sobre este assunto temos diversos pontos de vista, entre eles, o exclusivismo; a oportunidade universal antes da morte; o inclusivismo; o evangelismo post-mortem; o universalismo, e ainda outros que não recebem um nome dentro da teologia. Embora todas as correntes citadas concordem que Jesus é o único salvador, divergem sobre a salvação dos não evangelizados. Sobre isto trataremos, sucintamente, em diversas postagens. Nesta postagem trataremos sobre o ensino da Oportunidade Universal Antes da Morte.

1 – A Oportunidade Universal Antes da Morte

1.1 – O Ensino da Oportunidade Universal

Franklin Ferreira e Alan Myatt dão a seguinte definição para essa linha teológica: “Todas as pessoas recebem uma oportunidade de serem salvas porque Deus lhes envia o evangelho (mesmo por anjos ou sonhos) ou no momento da morte ou pelo conhecimento intermediário”.(1)

Para os adeptos dessa doutrina não há uma pessoa debaixo do céu que fique sem ouvir o evangelho. Quando um missionário não prega para essas pessoas, certamente um anjo prega, ou elas escutam a pregação através de sonhos. Para eles, o evangelho foi, está sendo e será pregado à toda criatura, por pessoas, anjos, sonhos ou revelações.

Norman Geisler afirma em sua Teologia Sistemática: “Quando as pessoas respondem à luz da criação (Rm 1.19,20) e/ou da sua consciência (Rm 2.12-15), Deus provê a luz da redenção – Ele sabe exatamente quem estará lá quando o evangelho for pregado (At 17.26), e sabe quando alguém que receberia a salvação ainda não teve a oportunidade de fazê-lo”.(2)

2.2 – Os Versículos da Oportunidade Universal

Colossenses 1.23
“23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.”.

Mateus 24.14
“14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

Atos 10.34,35
“34 Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; 35 mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo”.

Os textos mais fortes usados pelos que creem na oportunidade universal são os de Daniel Capítulo 2, Atos Capítulo 8 e Atos Capítulos 10 e 11.

2.3 – Representantes da Oportunidade Universal

Tomás de Aquino;
Jacobus Arminius;
John Henry;
Newman;
Oliver Buswell Jr.
Norman Geisler
Robert Ligtner.

(1) FERREIRA. Franklin, MYATT. Alan, Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova. 2007. p. 63.
(2) GEISLER. Norman, Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD. 2010. p. 340.




OBSERVAÇÃO: Recomendo que você leia também: 

Para Onde Vão As Pessoas Que Nunca Ouviram Falar de Jesus? O Ensino do Exclusivismo

Para Onde Vão As Pessoas Que Nunca Ouviram Falar de Jesus? O Ensino do Inclusivismo