O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

9 de julho de 2012

Fala Que Eu Te Vejo

FALA QUE EU TE VEJO

Gilson Soares dos Santos

Certa vez, Sócrates, o filósofo, encontrou um belo jovem em silêncio, dirigiu-se a ele e disse: “Fala, para que eu possa ver-te”. Com essa indagação ao belo jovem, o filósofo deixou claro que não é pela aparência que conhecemos alguém, mas pelas palavras. Antes que Sócrates tivesse essa concepção e pudesse pedir uma fala para conhecer alguém, o rei Salomão já havia dito que “até o tolo estando calado é tido por sábio” (Pv 17.28).

Isso me faz lembrar a “ditadura da beleza” na qual vivemos, onde os cuidados corporais, médicos, higiênicos e estéticos são predominantes, não que eu seja contrário a essas coisas, sou a favor dos cuidados com o corpo, mas sou contra o "culto ao corpo". A busca do corpo perfeito envolve fábricas, laboratórios farmacêuticos, nutricionistas, cirurgiões plásticos, personal trainers, calçados, roupas, academias de ginásticas, aparelhos, etc. O negócio agora não é mais “fazer a cabeça” de ninguém, mas fazer o corpo.

É aí que lamento: tanta gente fisicamente bonita, porém vazias. São pessoas tão vazias, mas tão vazias, que se gritarmos dentro da boca dessa gente é possível escutarmos o eco em seu interior. Os Reality Shows expõem gente fisicamente bonita, mas nunca se ouviu tanta tolice. Gente que não lê livros, gente que fala errado, gente que só conhece o próprio umbigo. Gente tatuada, mas o cérebro continua uma tábula rasa; gente usando piercings na língua, na orelha, por fora e por dentro do nariz, mas a mente continua sem ornamento algum; gente siliconada, mas sem nenhum miligrama de sabedoria, de estudo, de conhecimento, de filosofia; gente que é melhor ficar calada, porque se abrir a boca...

Em tempos de “ideologia do corpo perfeito” não consigo ver uma pessoa até que ela fale. Somente quando alguém se pronuncia é que consigo vê-lo e saber se o exterior condiz com seu interior. Não me iludo mais, não quero cometer o mesmo erro de Samuel, o profeta bíblico, que olhou para a aparência e teve que ouvir Deus dizer que o homem olha para o exterior, mas Deus vê o interior de cada pessoa, Deus contempla o coração.

Gostaria que fôssemos todos lindos, interiormente e exteriormente, mas somente consigo saber se uma pessoa é realmente linda depois que ela fala. Então “FALA QUE EU TE VEJO”!!!