O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

22 de setembro de 2013

Fé e Regeneração: Qual vem primeiro?


FÉ E REGENERAÇÃO: QUAL VEM PRIMEIRO?

Pr. Gilson Soares dos Santos

Fé e Regeneração. Regeneração e Fé. É comum encontrarmos estudantes de teologia que ainda não sabem (ou não se posicionaram) sobre a ordem da salvação, a chamada ordo salutis. A fé vem antes da regeneração? A regeneração vem antes da fé? As duas são simultâneas? É claro, a ordo salutis não é formada apenas pela regeneração e a fé. Inclusive já publicamos aqui em nosso blog sobre a ordem da salvação. Mas gostaríamos de tratar apenas sobre estes dois momentos da salvação: a regeneração e a fé, qual vem primeiro?

Se você, estudante de teologia, se declara um reformado, se autodenomina calvinista, precisa saber que, na linha reformada, a regeneração vem antes da fé. Na linha arminiana prevalece o contrário: para os arminianos, a fé vem primeiro que a regeneração.

Segundo Franklin Ferreira e Alan Myatt “Calvino foi o primeiro teólogo a agrupar de forma mais ou menos sistemática os vários elementos da ordem da salvação, ainda que sem a preocupação de discutir o assunto.” (2008, p. 737). Ainda de acordo com Ferreira e Myatt (2008, p. 738), Calvino, em suas Institutas, coloca a fé antes da regeneração. Veja a sequencia de Calvino:

1. União mística
2. Fe
3. Arrependimento
4. Reconciliação
5. Regeneração
6. Justificação & Santificação

Embora essa seja a sequência de Calvino, os teólogos reformados não a seguem. A maioria deles coloca a regeneração precedendo a fé. Vejamos o que diz o teólogo reformado R. C. Sproul:

 “Na regeneração, Deus muda nosso coração. Ele nos dá uma nova disposição, uma nova inclinação. Ele planta um desejo por Cristo em nosso coração. Nunca podemos confiar em Cristo para nossa salvação a menos que primeiro o desejemos. É por isso que dissemos antes que a regeneração precede a fé”. (eleitos de Deus, p. 103).

Outros teólogos reformados, a exemplo de Charles Hodge, A. A. Hodge, A. H. Strong, Herman Bavinck, Louis Berkhof, John Murray, Wayne Grudem, etc, também apresentam a regeneração precedendo a fé. Grudem, em sua Teologia Sistemática, diz o seguinte:

Definimos a regeneração como o ato de Deus de despertar a vida espiritual dentro de nós, trazendo-nos da morte espiritual para a vida espiritual. Sobre essa definição, é natural entender que a regeneração vem antes da fé salvífica. De fato, é essa obra de Deus que nos dá capacidade espiritual para responder a Deus com fé. Entretanto, quando dizemos que ela vem “antes” da fé salvífica, é importante lembrar que elas aparecem tão juntas que geralmente nos parecerá que estão ocorrendo ao mesmo tempo.

O conceito reformado de que a regeneração precede a fé está baseado no primeiro dos cinco pontos do calvinismo, a depravação total. Se o homem é totalmente depravado, está totalmente morto em seus delitos e pecados, este homem jamais poderá ter fé salvadora. Para que ele tenha fé é preciso que Deus o desperte da morte espiritual, acordando-o desse estado de total inércia. Somente assim o homem poderá desejar a salvação. O Espírito Santo concede a graça da regeneração, levando o homem à fé e ao arrependimento.

A modo de conclusão podemos dizer que a maioria dos reformadores crê que a regeneração precede a fé, embora não seja sustentada uma ordem exageradamente cronológica. Para os arminianos a fé precede a regeneração.

Você pode consulta os seguintes livros:

1.     As institutas de Calvino, Vol III.

2.     Eleitos de Deus. R. C Sproul.

3.     Teologia Sistemática, de Franklin Ferreira e Alan Myatt. Vida Nova.

4.     Teologia Sistemática de Wayne Grudem. Vida Nova.

5.     Eleitos, mas livres, de Norman Geisler. Vida.