O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

5 de janeiro de 2017

Questões Éticas: O Cristão e a Mentira


QUESTÕES ÉTICAS: O CRISTÃO E A MENTIRA

Pr. Gilson Soares dos Santos

Agora, nos ocuparemos com algumas das questões éticas com as quais o cristão se depara no seu dia a dia. Trabalharemos de maneira sucinta, pois o propósito aqui é apenas iniciar o aluno no assunto.

1 – O CRISTÃO E A MENTIRA

            O Antinomismo diz: “mentir não é nem certo nem errado.”

            O Generalismo profere que: “Mentir é geralmente errado.”.

            O Situacionismo pronuncia que: “Mentir às vezes é certo.”.

            O Absolutismo afirma: “Mentir sempre é errado.”.

            Na Enciclopédia Histórico Teológica da Igreja Cristã, editada por Walter Elwell, encontramos um verbete da autoria de D. W. Gill, que traz o seguinte esclarecimento sobre a mentira:

“Todo falso testemunho e mentira são proibidos ao povo de Deus (Ex 20.16; Pv 12.22; Cl 3.9). A extrema seriedade do delito é indicada nas Escrituras pela morte de Ananias e Safira (At 5.1-11) e pelo lugar dos mentirosos impenitentes no juízo final (Ap 21.8; 22.15). A oposição bíblica a toda mentira tem sua origem no fato de que o povo de Deus deve sua vida e sua lealdade ao “único Deus verdadeiro” (Jo 17.3). Jesus Cristo é “a verdade" (Jo 14.6). O Espírito Santo é “o Espírito da verdade” (Jo 16.13). A Palavra é sempre “a verdade” (Jo 17.17). Por outro lado, Satanás é “mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44). Fundamental no pecado humano e na sua alienação de Deus é a escolha dos homens que “mudaram a verdade de Deus em mentira” (Rm 1.25). Não há meio-termo; 0 povo de Deus é exortado assim: “...deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo” (Ef 4.25). A escolha é entre o caminho de Deus e o caminho de Satanás.”[1].

            D. W. Gill ainda apresenta três razões porque mentir é errado:

            Primeira Razão: “Mentir é errado, porque nos aliena do Deus que é a própria verdade.”[2].

Segunda Razão: “A mentira destrói os relacionamentos comunitários e interpessoais (Pv 25.18; 26.18-19, 28). Isto acontece não somente por causa do dano imediato à vítima da mentira, como também porque fica subvertida a confiança que é essencial ao convívio.”[3].

Terceira Razão: “Ela destrói o próprio mentiroso. A contradição entre o conhecimento que o mentiroso tem da verdade e a participação dele na mentira é uma entrega desumanizadora da inteireza e integridade pessoais.”[4]

1.1 – O que a Bíblia diz sobre a mentira

Transcrevo aqui uma pequena postagem que pode ser encontrada no meu blog, intitulada “verdades sobre a mentira”[5]

·         O mentiroso é filho do diabo

Em João 8.44, Jesus mostra aos escribas e fariseus que o mentiroso é filho do diabo.
     
Jesus é a Verdade, sendo Ele a Verdade, todo aquele que estiver nEle tem que viver de acordo com a Verdade.

·         Os mentirosos serão lançados no inferno

Em Apocalipse 21.8 e Apocalipse 22.15, encontramos o destino de todo aquele que mente ou acha lindo (ama, admira) a mentira.

Eu nem posso mentir, nem posso amar a mentira.

·         É loucura mentir por brincadeira

Em Provérbios 26.19, encontramos que mentir por brincadeira é uma loucura, ou seja, é pecado.

É comum, às vezes, encontrarmos pessoas que inventam uma “mentirinha” e acham que isso não tem problema algum.

·         A mentira faz parte das coisas que Deus odeia (Pv 6.16-19)

16 Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.

·         A mentira é prática do velho homem (velha natureza)

Em colossenses 3.9, a Bíblia nos mostra que a mentira faz parte das práticas do “velho homem”, ou seja, quando ainda nem tínhamos nascido de novo. Aquele que está em Cristo já abandonou a prática do velho homem.

·         O castigo de Deus sobre os mentirosos

Em Atos 5.1-11 encontramos Deus matando Ananias e Safira por praticarem a mentira.

·         Outros textos bíblicos que condenam a mentira

- Sl 40.4: Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.
- Ef 4.25: Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.
  
A mentira é um mal que deve ser banido. A mentira leva a prejuízos, muitas vezes irreparáveis. Por isso precisamos viver sob a verdade, tão somente a verdade.



[1]  ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico Teológica da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova. Volume Único. 2009. p.505.
[2]  ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico Teológica da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova. Volume Único. 2009. p.505.
[2]  ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico Teológica da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova. Volume Único. 2009. p.505.
[3]  ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico Teológica da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova. Volume Único. 2009. p.506.
[4]  ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico Teológica da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova. Volume Único. 2009. p.506.
[5]  SANTOS, Gilson Soares dos. Verdades sobre a mentira. Encontrado em http://pastorgilsonsoares.blogspot.com.br/2013/04/verdades-sobre-mentira.html, acesso em 01/03/2016.