O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

21 de junho de 2012

Para Onde Vão As Pessoas Que Nunca Ouviram Falar de Jesus? O Ensino do Exclusivismo


PARA ONDE VÃO AS PESSOAS QUE NUNCA OUVIRAM FALAR DE JESUS? O ENSINO DO EXCLUSIVISMO

Pr. Gilson Soares dos Santos

No decorrer da história da igreja, intensos debates foram travados sobre o destino das pessoas que nunca foram evangelizadas. A situação atualmente não é diferente. As perguntas envolvendo o tema ainda persistem: uma pessoa que nunca ouviu falar do evangelho de Cristo está salva? Sobre este assunto temos diversos pontos de vista, entre eles, o exclusivismo; a oportunidade universal antes da morte; o inclusivismo; o evangelismo post-mortem; o universalismo, e ainda outros que não recebem um nome dentro da teologia. Embora todas as correntes citadas concordem que Jesus é o único salvador, divergem sobre a salvação dos não evangelizados. Sobre isto trataremos, sucintamente, em diversas postagens. Hoje postaremos a posição do Exclusivismo sobre o destino das pessoas não evangelizadas.

1 – O Exclusivismo

1.1 – O Ensino do Exclusivismo

Para o exclusivismo, Deus não providenciou salvação para aqueles que não ouvem falar de Jesus e, para a maioria dos exclusivistas, a pregação do evangelho alcança os eleitos. Os que não forem evangelizados, certamente não estão entre os eleitos, por essa razão o evangelho não lhes alcançou. Todos os que não foram evangelizados estão perdidos. E esta tem sido a crença geral através da igreja cristã.

Para o exclusivismo, se admitirmos que aqueles que nunca ouviram falar de Cristo estão salvos, então temos dois caminhos para o céu: ouvir falar de Cristo e aceitá-lo ou não ouvir falar dele. Nesta época, a salvação não é possível sem o conhecimento a respeito de Cristo, sem a aceitação de sua morte expiatória e a crença na sua ressurreição.

Para grande parte dos exclusivistas a revelação geral somente é suficiente para a condenação, pois para a salvação somente o conhecimento do evangelho e da salvação em Cristo Jesus. Na verdade, a fé no unigênito Filho de Deus é colocada como condição para a salvação.

1.2 – Os Versículos do Exclusivismo

João 3.18

“18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”


João 3.36

“36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”


João 8.24

“24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.”


João 10.1,9

“1 Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. 9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”


João 14.6

“6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”


Atos 4.12

“12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”


Romanos 10.9

"Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos morto, serás salvo.”


I João 5.11,12

“11 E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.”.


1.3 – Outros Nomes Dados ao Exclusivismo

O Exclusivismo recebe outros nomes:

Exclusivismo Cristocêntrico;
Particularismo;
Posição da Revelação Especial;
Restritivismo.


1.4 – Representantes do Exclusivismo

Os principais nomes do Exclusivismo são:

Agostinho;
Carl Henry;
João Calvino;
Jonathan Edwards;
Lutero;
R. C. Sproul;
Ronald Nash;
Tomás de Aquino.


Este é o ensino do restritivismo a respeito daqueles que nunca ouviram o Evangelho, daqueles que não foram evangelizados e, portanto, não tiveram chance de aceitar ou rejeitar ao Senhor Jesus Cristo. Em síntese, para o exclusivismo, os não evangelizados estão condenados eternamente.


OBSERVAÇÃO: Recomendo que você leia também: 


Para Onde Vão As Pessoas Que Nunca Ouviram Falar de Jesus? O Ensino da Oportunidade Universal

Para Onde Vão As Pessoas Que Nunca Ouviram Falar de Jesus? O Ensino do Inclusivismo