O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

24 de maio de 2012

O Decálogo de Culpa dos Judeus



Pr. Gilson Soares dos Santos

Não sou judeu nem favorável àqueles que tentam judaizar o cristianismo. Acredito nas profecias bíblicas para o povo de Israel e oro pela paz de Jerusalém. Há muitos anos, li uma matéria num jornal cristão protestante cujo título era “O DECÁLOGO DE CULPA DOS JUDEUS”. Hoje reencontrei o texto e estou postando aqui no meu blog. Não sei a autoria, embora tenha buscado saber quem é o autor ou autora desse lindo texto. Ei-lo:

"Não resta a menor dúvida de que o povo judeu é o bode expiatório para tudo. A história que o diga. Perseguido por governantes de todas as nações, tanto individual como em conjunto, o judeu tem sido hostilizado, acusado e culpado por tudo. Exemplificando a atualidade, vejamos a Polônia, cuja presença judaica é quase inexistente em população, porém os antigos anti-semitas culpam os judeus pela situação polonesa. O mesmo ocorreu no massacre horripilante no Líbano causado pelas facções libanesas, burlando a vigilância israelense e realizando o ato macabro nos acampamentos dos refugiados. Lamentavelmente, o Líbano tem sido palco desses massacres, basta ver o ato horripilante realizado em Damour pelos palestinos no trágico 15 de janeiro de 1976. Em seu livro 'Crise no Líbano', o ex-presidente libanês Camile Chamoun relata o massacre causado pelos palestinos na população civil libanesa da seguinte maneira: 'Numerosos elementos palestinos conseguiram tomar posição em uma parte do bairro leste de Damour. Aí eles se lançaram ao seu jogo costumeiro de destruição, incêndio e de massacre: mulheres atacadas a facadas e machucadas e pequenos garotos, de dois, três, cinco e dez anos estrangulados...'

 Dito isto isto, contrário à guerra, e favorável ao diálogo entre os homens de boa vontade, quero concluir culpando os judeus pelos seguintes fatos históricos, muitos dos quais já totalmente esquecidos:

1º - São culpados pelo aparecimento de um homem chamado Arthur Solomon Loevenhart, grande farmacologista judeu, que principiou a descoberta dos medicamentos contra a sífilis.

2º - São culpados pela descoberta da estreptomicina, valorosa no tratamento da tuberculose.

3º - São culpados pela descoberta da vacina que destruiu o fantasma da poliomelite. Albert Sabin venceu a luta contra a pólio e muitos anti-semitas hoje são beneficiados, vacinando seus filhos contra a terrível moléstia.

4º - São culpados pelo surgimento da anestesia que elimina dor em uma cirurgia. Extraordinária contribuição à humanidade.

5 º - São culpados pelo pioneirismo da moderna ciência da Odontologia.

6º - São culpados pela cirurgia que faz extração do cálculo renal. Quantos anti-semitas já foram beneficiados com tal cirurgia? Graças ao judeu culpado, Dr. Dittel.

7 º - São culpados pelo invento do motor a gasolina, que transformou totalmente o transporte do mundo. Foi um Judeu chamado Elegried Marcus que, em 1875, proporcionou tal contribuição à humanidade, incluindo os anti-semitas.

8 º - São culpados por terem deixado uma herança maravilhosa no mundo, chamada Escrituras Sagradas, cujos 66 livros foram escritos por judeus. Quantos livros famosos existem, porém a Bíblia é sempre a mesma. "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho" Sl 119.105.

9º - São culpados por serem o meio usado por Deus para dar ao mundo "O maior judeu de todos os tempos", aquele que é a Esperança da vida eterna, que transforma o homem pecador numa vida voltada ao Eterno, através do Novo Nascimento. Muitos anti-semitas dizem o adorar, mas desconhecem suas palavras: ´"Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, pois a salvação vem dos judeus", Jo 4.22. É Ele a revelação do Pai, gerado por obra do Espírito Santo no ventre de uma judia chamada Maria. É Jesus.

10º - Finalmente, são culpados pelo simples fato de serem judeus, "menina dos olhos de Deus". Assim, o Eterno os chama no livro de Zacarias 2.8.

Termino com 10 responsabilidades, pois o número de é sugestivo; ele nos lembra o decálogo precioso dado por Deus ao grande profeta Moisés, que por sinal também era judeu".