O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

31 de janeiro de 2016

Consciência Cristã e Nova Consciência: um esclarecimento necessário


CONSCIÊNCIA CRISTÃ E NOVA CONSCIÊNCIA: UM ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO

Pr. Gilson Soares dos Santos

Tem gente pensando que o Encontro Para a Consciência Cristã, realizado pela VINACC (Visão Nacional para a Consciência Cristã) e o Encontro para a Nova Consciência, promovido pela ONG Nova Consciência, são o mesmo evento. A resposta é “não”. Reafirmando: não são o mesmo evento. São eventos antagônicos. Pretendemos, nessa postagem, esclarecer essa confusão.

Na cidade de Campina Grande – PB, no período do carnaval, são realizados vários eventos que buscam tratar das questões imateriais do ser humano, tais como, MIEP (Movimento de Integração do Espírita Paraibano), CRESCER (evento católico), Encontro para a Nova Consciência e Encontro para a Consciência Cristã. Os dois últimos tem sido motivo de confusão para algumas pessoas. É que alguns confundem os dois eventos, crendo que sejam o mesmo.

O Encontro para a Nova Consciência tem estreita ligação com a Nova Era, a Nova Consciência Cósmica. É um evento que tem como finalidade promover o ecumenismo em seu sentido mais amplo, buscando a unidade entre as religiões. O evento busca, de maneira esotérica, unir pessoas de todos os credos e religiões em busca da paz, através da tolerância e, como eles afirmam, do respeito e do amor, buscando o diálogo inter-religioso.

O Encontro para a Consciência Cristã é um evento Cristocêntrico. A finalidade é pregar o genuíno Evangelho do Senhor Jesus Cristo, conforme está nas Sagradas Escrituras. O Encontro para a Consciência Cristã busca ensinar as doutrinas bíblicas. Por isso, traz pregadores e cantores que tenham compromisso com a Verdade das Escrituras Sagradas.

Os encontros (da Nova Consciência e da Consciência Cristã) são antagônicos. Enquanto a Nova Consciência abraça a Nova Era, que, segundo John Stott, “é uma mistura bizarra de diversas crenças, incluindo religião e ciência, física e metafísica, panteísmo antigo e otimismo evolucionista, astrologia, espiritismo, reencarnação, ecologia e medicina alternativa”, a Consciência Cristã, por sua vez, abraça a Cosmovisão Cristã, onde todas as coisas devem ser vistas a partir da visão cristã estabelecida nas Escrituras.

Fica, então, esclarecido que o Encontro para a Nova Consciência e o Encontro para a Consciência Cristã, embora ambos aconteçam em Campina Grande – PB, no mesmo período (de carnaval), são eventos diferentes e antagônicos. Quem chega em Campina Grande, nessa época, deve ter muito cuidado para não para não confundir os eventos.

Em tempo: quero convidar o (a) querido (a) leitor (a) a comparecer ao Encontro para a Consciência Cristã e ser grandemente abençoado com a pregação do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Começa nesta Quinta-Feira, dia 04 de Fevereiro de 2016, às 19:00h, no Parque do Povo em Campina Grande – PB.