O QUE SIGNIFICA “SEIO DE ABRAÃO”?
Pr.
Gilson Soares dos Santos
Na postagem de hoje, estarei respondendo à
pergunta acima: o que significa “Seio de Abraão”?, termo citado por Jesus na
parábola do Rico e Lázaro. Para isto, formularei um diálogo com o “Dicionário
Bíblico Wycliffe”, publicado pela CPAD, conforme você lerá na parte “Fonte
Bibliográfica”. Usarei a Abreviatura DBW
para Dicionário Bíblico Wycliffe.
PR.
GILSON:
Na Parábola do Rico e Lázaro, encontramos a expressão “Seio de Abraão”. O que
significa?
DBW: Essa frase figurativa
reproduz a bem aventurança do crente no paraíso após a morte.
PR.
GILSON:
Essa expressão encontra-se em outros escritos ou somente no texto bíblico?
DBW: Embora seja usada no
judaísmo rabínico, a única ocorrência escrita dessa expressão encontra-se na
parábola proferida por Cristo sobre o homem rico e Lázaro (Lc 16.19ss.). Ao morrer
o mendigo Lazaro é carregado pelos anjos até o seio de Abraão, enquanto o homem
rico, depois de seu enterro, é atormentado no Hades.
PR.
GILSON: Era
assim que as pessoas criam no Antigo Testamento, ou seja, que os mortos vão
morar com Abraão?
DBW: De acordo com o AT,
ao morrer as pessoas vão ao encontro de seus pais (Gn 15.15; 47.30; Dt 31,16;
Jz 2.10).
PR.
GILSON: Por
que essa crença?
DBW: Como Abraão era o
pai dos judeus (Lc 3.8; Jo 8.39s.), a forma mais concreta dessa expressão era
ir ao pai Abraão (IV Mac 13.17). Uma simples variação disto era falar da vida
após a morte em termos de “seio de Abraao”.
PR.
GILSON:
Isto era consenso entre os judeus?
DBW: No judaísmo rabínico
a frase tinha dois sentidos distintos, e os intérpretes estão divididos quanto
ao significado preciso da frase nessa parábola. Deitar-se ou sentar-se no seio
de Abraão pode exprimir, figurativamente, a carinhosa comunhão que existe entre
Abraão e seus descendentes crentes no céu, em uma analogia a ternura paternal
de um pai para com o seu filho (Jo 1.18). Outros acreditam que a figura está enfocando, principalmente,
o banquete celestial onde, de acordo com a maneira romana de festejar, também
usada pelos judeus, Lazaro está reclinado sobre uma mesa com a cabeça no seio
de Abraão, seu anfitrião (Jo 13.23; 21.20).
PR. GILSON: Qual dos dois sentidos se aplica à parábola?
DBW: Talvez ambos
elementos possam ser aplicados a parábola. Como as Escrituras geralmente
representam a alegria do céu em termos de um banquete (Mt 8.11; Lc 13.28,29; 14.16ss.),
seria natural que isto estivesse implícito na figura do pobre mendigo que antes
se alimentava das migalhas da mesa do rico e que agora está gozando da abundância
do banquete celestial. Mas a intimidade e a comunhão não estão ausentes desse quadro.
O mendigo, solitário e proscrito, está agora gozando das venturas do céu na íntima
companhia do pai dos crentes. E como Lazaro está no seio de Abraão, também
parece que ele recebeu um lugar de honra nesse banquete. Os interpretes também
diferem se o seio de Abraão representa um lugar que pode ser uma divisão ou
compartimento do Hades.
PR.
GILSON: Por
falar em Hades, como os escritos judaicos expõem o lugar dos mortos?
DBW: Nos escritos
judaicos, Seol-Hades é, muitas vezes, o lugar dos mortos em geral, incluindo tanto
os justos quanto os pecadores. No capitulo 22 da psd. de Enoque existem até quatro
divisões para Hades onde os mortos ficam a espera do dia do julgamento.
PR.
GILSON: Mas,
na parábola parece que não é assim.
DBW: Aqui o seio de
Abraão e o Hades são lugares distintos. Jesus fala do homem rico somente no
Hades, e lá ele vê Abraão “ao longe”, informado que existia um “grande abismo' entre
eles, de modo que qualquer transferência seria impossível. Abraão e Lazaro estão
em uma posição abençoada, enquanto no Hades o homem rico sofre tormentos e pede
água para refrescar a sua língua. Essas terríveis condições aparecem como as
consequências inerentes de estar no Hades, Suas implicações escatológicas são
claras, pois a fé de Lázaro o leva à alegria da vida eterna (o seio de Abraão)
enquanto a fortuna do descrente homem rico não pode protegê-lo dos tormentos do
inferno (Hades), Esse contexto não oferece apoio a opinião de alguns católicos
romanos segundo a qual o seio de Abraão está se referindo ao Limbus patrum, um
lugar onde os crentes do AT gozam de paz enquanto esperam pela perfeita redenção
de Cristo.
FONTE
BIBLIOGRÁFICA
PFEIFFER, Charles F. VOS, Howard F. REA, John. Dicionário Bíblico
Wycliffe. Rio
de Janeiro: CPAD. 2010. p.14.