O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

22 de fevereiro de 2013

Versículos bíblicos sobre a divindade de Cristo


VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE A DIVINDADE DE CRISTO

Pr. Gilson Soares dos Santos

Os crentes de hoje, na maioria das vezes, defendem uma doutrina apenas porque ouviram algum ensino sobre ela, embora isso seja arriscado. Outros aceitam uma doutrina apenas porque suas igrejas a adotaram. Sabemos que esse não é o procedimento correto. Se a doutrina é bíblica, o crente, necessariamente, precisa saber quais são os versículos que amparam tal doutrina.

Como sempre faço em minhas aulas no seminário, gosto de consultar os versículos que dão sustentáculo às doutrinas bíblicas, bem como busco não retirá-los do contexto. Quero, nesta postagem, trazer versículos bíblicos que provam a divindade de Cristo, deixando bem claro que Jesus é Deus.

Essa lista pode aumentar, pois, à medida que for conhecendo novos versículos, estarei voltando a editar essa listagem, colocando os novos textos.

 JOÃO 20.26-28:

“26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!”. (grifo meu)

EXPLICO: Veja que Tomé dirige-se a Jesus e diz: Senhor meu e Deus meu! Por que Jesus não o repreendeu? Porque Jesus é Deus.

TITO 2.11-14

“11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,
13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” (grifo meu)

EXPLICO: Observe que o apóstolo Paulo, escrevendo a Tito, está se referindo a Jesus e diz nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus. Não há duvida, a Bíblia apresenta Jesus como grande Deus e Salvador.

ROMANOS 9.1-5

“1 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:
2  tenho grande tristeza e incessante dor no coração;
3  porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.
4  São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;
5  deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!”. (grifo meu)

EXPLICO: Se você notar bem, o apóstolo Paulo está falando do povo hebreu e afirma que deles descende o Cristo, em seguida ele confirma a divindade de Cristo ao afirmar que ele é Deus bendito para todo o sempre.

HEBREUS 1.7,8

“7  Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labaredas de fogo;
8  mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino.” (grifo meu)

EXPLICO: Observe que o escritor aos Hebreus mostra o que Deus diz a respeito dos anjos. Em seguida, mostra o que Ele diz sobre o Filho: O teu trono, ó Deus. Veja que o Filho, Jesus Cristo, é chamado de “DEUS” pelo Pai.

I JOÃO 5.20

“20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (grifo meu)

EXPLICO: Notou que Jesus Cristo é chamado de “o verdadeiro Deus”? Isso é muito enfático. Não há dúvida alguma da deidade de Cristo.

JOÃO 1.1

“1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2  Ele estava no princípio com Deus.
3  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (grifo meu).

EXPLICO: Todos sabemos que o termo Verbo refere-se a Cristo Jesus, basta ler todo o capítulo primeiro de João e todos constatarão que o Verbo aqui é Jesus Cristo. A Bíblia afirma que O Verbo era Deus.

JOÃO 1.18

“18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”. (grifo meu)

EXPLICO: Quando a Bíblia fala de “Deus unigênito” de quem está falando? Todos, sem sombra de dúvida, sabem que o texto refere-se a Jesus e, observe, chama-o de Deus unigênito.

II PEDRO 1.1

“1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo,” (grifo meu).

EXPLICO: De maneira clara, o apóstolo Pedro chama Jesus de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.

APOCALIPSE 1.7,8

“7  Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!
Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (grifo meu).

EXPLICO: Observe que o texto está falando de Jesus. A expressão “até quantos o traspassaram” nos mostra isso. Em seguida diz que ele é o Alfa e o Ômega e confirma com a expressão “diz o Senhor Deus”. Claramente o texto está dizendo que Jesus é o Senhor Deus.